quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Fãs de Sherlock Holmes foram os groupies originais

http://tea-at-221b.tumblr.com/
A afirmação feita no título desta mensagem é constatada num texto interessante do “The Gazette”, acerca da descoberta de uma excêntrica carta que Arthur Conan Doyle escreveu para um amigo em 1895, e que pode ser lido na íntegra aqui.


Passamos a traduzir algumas passagens desse texto:
«Antes dos fãs de Star Trek e dos groupies de Harry Potter, existiram os devotos de Arthur Conan Doyle, o autor que criou o detetive fumador de cachimbo, Sherlock Holmes.
(…)

“É uma das primeiras comunidades organizadas de fãs,” diz Nancy Reagin, uma professora de história, na Pace University de Nova Iorque, que estuda grupos de fãs de literatura.
http://tea-at-221b.tumblr.com/
“Quando Holmes surgiu pela primeira vez em escrita, em 1887, as taxas de literacia estavam a aumentar e os custos de publicação estavam a decrescer desde o início do século,” diz Reagin. As histórias de Conan Doyle beneficiaram deste facto, permitindo que uma audiência alargada conhecesse as suas personagens.

“Holmes, um detetive residente em Londres, famoso pela sua lógica de sangue frio e artes marciais, era uma personagem emocionalmente rígida que serviu de protótipo para outros, como Spock de “Star Trek” ou o génio médico, Gregory House da série televisiva “House, MD”,” diz Reagin.

Holmes foi tão adorado que, quando Conan Doyle o matou em 1893, os fãs ficaram ultrajados e pressionaram o autor até ele trazer Holmes de volta à vida.

Os Sherlockianos são igualmente ferverosos nos dias de hoje.
(…)

The Baker Street Irregulars, o mais famoso grupo de fãs de Sherlock Holmes, celebra o aniversário de Holmes cada Janeiro, na cidade de Nova Iorque. O grupo tem centenas de “ramificações” pelo país, incluindo os Younger Stamfords, um grupo de fãs com base na cidade de Iowa.

Outras provas da duradoura popularidade de Sherlock Holmes são a série da BBC “Sherlock”, que apresenta um Holmes contemporâneo a resolver crimes em Londres, e o filme de 2009 com Robert Downey Jr. e Jude Law.»

http://tea-at-221b.tumblr.com/
Achámos curioso o facto de os autores deste texto (de 06/08/2012), sendo norte-americanos, não referirem o último filme de Sherlock Holmes, mas apenas o primeiro, de 2009, e também de manterem total silêncio quanto à polémica adaptação, “Elementary”, do canal televisivo norte-americano, CBS.

Aos grupos de fãs enumerados pelos autores, não podemos deixar de acrescentar as Baker Street Babes, The Diogenes Club, a Sherlockology, o I hear of Sherlock Everywhere, o Better Holmes and Gardens, a Sherlock Holmes Society of St Charles, Le Cercle Holmesien de Paris,…!

Quanto a movimentos de fãs, não nos podemos esquecer do internacional “We Believe in Sherlock” e do movimento “Save Undershaw”, bem como do conjunto de eventos da “Sherlock Holmes Week”, nomeadamente, a terceira edição do The Great Sherlock Holmes Debate.

A pedido do blog parceiro, Sherlock Brasil, aproveitamos a deixa para divulgar o Encontro Sherlockiano a realizar-se no dia 30 de Setembro, no Rio de Janeiro.
Esta concentração de fãs contará com a presença de Le Cercle Holmesien de Paris.
Se estiverem pelo Brasil nessa data, não se esqueçam de dar lá um saltinho!
Visitem também o blog para ficarem a saber mais sobre o concurso de Fanfics e de Fanart que a equipa desenvolveu para o evento!


Aproveitamos também para referir que a série “Sherlock” ganhou o prémio Hottest TV Show nos Total Film 2012 Hotlist Awards, para os quais estava nomeada em 2 categorias (perdeu o prémio de Hottest Actor, categoria para a qual Benedict Cumberbatch e Martin Freeman estavam ambos nomeados), e também foi eleita a melhor série britânica de 2012 pelos leitores da revista CultBox.

Podem encontrar mais informações sobre estes temas no blog parceiro, SherlockBrasil, aqui.







PHS.

P.S. - O programa para o Times Cheltenham Festival of Literature 2012 foi tornado público hoje e a série “Sherlock” trata-se de um dos nomes que lá figuram com o evento “Sherlock – A Thoroughly Modern Victorian”.
Neste evento, que se estenderá das 20:45h às 22h do dia 6 de Outubro, Benedict Cumberbatch (Sherlock Holmes) discutirá vários pontos da série da BBC, tendo como moderadora a jornalista e atriz, Louise Brealey (Molly Hooper).
[Para quem estiver interessado, os bilhetes custarão £15 e estarão disponíveis para membros a partir de 13 de Agosto e para o público em geral a partir de 20 de Agosto. Mais detalhes aqui.]   

4 comentários:

Equipe Sherlock Brasil disse...

Ah, agradecemos imensamente pela divulgação!

Sabemos que vários brasileiros lêem e gostam do blog de vocês também (que é excelente!)

Eu li uma matéria também, que comentava que - indiretamente - por causa dos fãs órfãos de Sherlock Holmes, que criaram pastiches, a fanfic surgiu (e chegamos a livros como 50 tons de cinza). Era legal, mas não lembro mais onde li. =/

bjs!

Snail Trail disse...

De nada! "O prometido é devido."

E obrigado. ^^

Snail Trail disse...

Para os interessados, houve hoje uma alteração no painel do Sherlock Masterclass no Media Guardian Edinburgh International Television Festival.
Por razões profissionais, Benedict Cumberbatch e Paul McGuigan não poderão estar presentes no dia 24 de Agosto.

Em compensação, Andrew Scott juntar-se-á a Steven Moffat, Mark Gatiss e Sue Vertue para a prometida discussão!

Snail Trail disse...

Mais informações sobre O Encontro Sherlockiano no Rio de Janeiro, aqui:
http://www.sherlockbrasil.blogspot.com.br/2012/08/primeiro-encontro-sherlockian-no-rio-de.html

Enviar um comentário

Os 3 visitantes com mais comentários aparecerão no nosso Top Comentadores!
(Para seguir os comentários desta mensagem, clique em "Notificar-me" antes de publicar o seu comentário.)