sexta-feira, 31 de agosto de 2012

The Great Sherlock Holmes Debate 3

The Great Sherlock Holmes Debate 4
Como sabem, no sábado, dia 4 de Agosto, realizou-se (com os seus já habituais problemas técnicos), no âmbito da Sherlock Holmes Week, a terceira edição do Grande Debate de Sherlock Holmes. Mas apenas recentemente a 4ª e última parte da gravação do debate foi publicada no YouTube.
 
 
Passamos então a dar um pequeno resumo daquilo que figura nos vídeos. Como sempre, aconselhamos a que assistam aos mesmos.

[Leiam o P.S. desta mensagem para ficarem a conhecer os vencedores dos 2012 Sherlock Holmes Fashion Awards.]

The Great Sherlock Holmes Debate 3 - Part 1
 
O debate inicia-se com a apresentação do tema do debate: “Qual é a melhor história original de Sherlock Holmes?”
Qual, de entre as 56 pequenas histórias e 4 romances de Doyle, é a melhor aventura do Grande Detetive?
 
E, após algumas notas, talvez demasiado extensas, sobre os debates que se precederam a este, sobre o movimento “Save Undershaw” e sobre os entendidos participantes (e os seus livros), começa finalmente a discussão propriamente dita ao minuto 11:40.
 
É curioso saber que, de entre as 56 pequenas histórias de Doyle, aquelas que tiveram maior número de visitantes no blog “56 Sherlock Holmes Stories in 56 Days” (livro de Charlotte Anne Walters) foram “Three Garidebs”, “The Devil’s Foot”, “A Scandal in Bohemia”, “Boscombe Valley Mistery” e “The Man with the Twisted Lip” mas que, de entre 16 fãs online, as três aventuras mais votadas foram “The Dying Detective”, “The Final Problem” e “The Red-Headed League”.
Quanto aos 4 romances, os 3 mais votados pelos fãs foram “The Hound of The Baskervilles”, “A Study in Scarlet” e “The Sign of The Four”, sendo “The Valley of Fear” o menos votado de todos.
 
Começam então as apresentações de várias aventuras, o que, na nossa opinião, é bastante interessante para todos aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de ler os livros de Doyle, mas principalmente interessantes agora que são conhecidas as 3 palavras-pistas para os episódios da 3ª temporada de “Sherlock”! Por isso, aconselhamos vivamente a quem ainda não leu as obras de Doyle mas quer tentar adivinhar em que aventuras se basearão os ditos episódios, que assistam atentamente ao vídeo a partir do minuto 13:18.
“The Six Napoleons” (aconselhamos que, tal como é sugerido no Debate, assistam a esta pequena amostra da antiga adaptação com Jeremy Brett no papel de Sherlock Holmes) e a bizarra aventura, “Wisteria Lodge”, são apresentados nesta primeira parte do Debate.
 
 
 
The Great Sherlock Holmes Debate 3 - Part 2
 
Nesta 2ª parte do debate, mais direcionada para a evolução da opinião de Holmes face às mulheres, continuam as apresentações, agora com a popular aventura “A Scandal in Bohemia”, o noivado de Holmes em “Charles Augustus Milverton” e a oitava favorita aventura de Doyle, “The Second Stain”, onde Holmes compara as mulheres com areia movediça.
 
 
 
The Great Sherlock Holmes Debate 3 - Part 3
 
A apresentação das aventuras de Sherlock Holmes termina com a curiosa e divertida história “The Blue Carbuncle”, iniciando-se então a prometida discussão, repleta de problemas técnicos, no minuto 4:45.
Uma grande percentagem desse tempo de discussão é dirigido à aventura “A Scandal in Bohemia”, existindo até um espaço para a comparação da história com a adaptação “A Scandal in Belgravia” da BBC, que é bastante elogiada por alguns dos críticos presentes.
 
Felizmente, um dos entendidos presentes refere a aventura “The Silver Blaze”, uma das poucas possuidoras de uma brilhante dedução negativa da parte de Holmes e que não figurou na lista de apresentações. Seguindo a deixa do entendido anterior, Matthew J Elliot traz para a mesa de debate a aventura “The Veiled Lodger” e a inteligente dedução que permite Holmes chegar à conclusão de que o leão estava inocente.
 
O debate prossegue para a discussão da aventura “The Dancing Men” e o seu inteligente (mas ligeiramente defeituoso) código.
Também felizmente, é referida e discutida a emocionante e comovente aventura “The Dying Detective”, onde Holmes finge estar moribundo e acaba por revelar o quanto respeita e se orgulha de Watson, sendo logo referidas duas outras aventuras onde Holmes demonstra a sua afeição pelo seu único amigo: “The Three Garidebs”, onde Watson é baleado, e “The Devil’s Foot”, onde Watson é envenenado por Holmes, que depois se sente muito culpado.
(Decerto que, se estiveram com atenção até este momento do Debate, já se aperceberam das várias referências às histórias originais, presentes na adaptação “Sherlock”, da BBC.)
 
 
 
The Great Sherlock Holmes Debate 3 (Bonus Feature) - A Lesson In Deduction
 
Esta 4ª parte do debate seria dirigida pelo mentalista, Joe Riggs, autor do livro “The Real Sherlock Holmes”, mas problemas técnicos impediram que isso fosse possível. Deste modo, a mensagem que ele queria passar foi lida pelo moderador do Debate.
Nesta mensagem, repleta de citações e exemplos das histórias de Doyle, Riggs tenta ensinar-nos a observar e deduzir, apresentando algumas das técnicas usadas, por exemplo, por detetives, psicólogos e, no caso dele próprio, mentalistas.
Trata-se de uma longa apresentação (dura até ao minuto 25:25), que pode ser fascinante para todos os que se interessam realmente por este tema e que é criticada tanto positiva quanto negativamente por alguns dos participantes.
 
E assim chegamos ao fim de mais um Debate.
 
 
 
Resta dizer que uma quarta edição do The Great Sherlock Holmes Debate está já marcada para o dia 8 de Dezembro.
Esta data foi escolhida para dar à nova aposta da CBS a oportunidade de marcar o seu lugar perante os fãs de Sherlock Holmes e criar os seus próprios fãs, porque o The Great Sherlock Holmes Debate 4 tem como tema “BBC Sherlock and Elementary”.
Se estiverem interessados, inscrevam-se para receberem notícias acerca deste tema aqui e vão dando uma espreitadela na página de Facebook do Debate.
 
Existe também associada a este debate uma competição de posters publicitários ao Debate. Os posters devem incluir esta informação e devem ser enviados para mxpublishing@ymail.com .
O vencedor sera publicado aqui.
 
 
 
 
 
PHS.
 
 
P.S. – Os vencedores do 2012 Sherlock Holmes Fashion Awards são:
 
Kayla - Molly Hooper
Bonita, singela, delicada e, ao mesmo tempo, elegante.
A doce Molly Hooper de Kayla.
 
Mita - Mrs Hudson
Uma mistura de clássico e sofisticação, com um suave toque maternal.
Ela é a senhoria, não a governanta!

Emily - John Watson
Simples e prático mas sempre com o seu jumper.

Mary Lin – Mycroft
John: "We here to see the Queen?"
Sherlock: "Oh, apparently, yes!"

Catherine - Irene Adler
A atrevida e super-sofisticada Irene Adler, sempre com o seu riding crop.
Na nossa opinião, Catherine era um dos vencedores ainda antes de fecharem as submissões.

Amy - Sherlock Holmes
Uma versão original de um vingador-vigilante Sherlock.
Será que poderia ser o conjunto que ele usou quando foi em defesa de Irene? XD

Digam-nos o que acharam!
Mais informações aqui.

0 comentários:

Enviar um comentário

Os 3 visitantes com mais comentários aparecerão no nosso Top Comentadores!
(Para seguir os comentários desta mensagem, clique em "Notificar-me" antes de publicar o seu comentário.)