terça-feira, 13 de novembro de 2012

“The Host”, o filme

Baseado no romance de ficção científica de 2008 de Stephenie Meyer, “Nómada” (em Portugal) ou “A Hospedeira” (no Brasil), o filme “The Host” (Sci-Fi, Thriller), realizado por Andrew Niccol para a Open Road Films, encontra-se atualmente em pós-produção e estreará nos cinemas mundiais a 29 de Março de 2013 (Portugal é um dos poucos países onde o filme estreará no dia anterior, 28 de Março).

"The Host" - Teaser Trailer (oficial)
[Editado 14/11/12: Assistam ao novo trailer do filme mais abaixo nesta mensagem!]

 
… Sobre o Livro
“Melanie Stryder recusa-se a desaparecer.
O nosso Mundo foi invadido por um inimigo invisível. Os Humanos estão a ser transformados em hospedeiros destes invasores, com as suas mentes expurgadas, enquanto o corpo permanece igual e a vida prossegue sem qualquer mudança aparente. A maior parte da Humanidade não consegue resistir.
Quando Melanie, um dos poucos Humanos «indomáveis», é capturada, ela tem a certeza de que chegou o fim.
Capa do livro
Nómada, a Alma invasora a quem o corpo de Melanie é entregue, foi avisada sobre o desafio de viver no interior de um humano: emoções avassaladoras, excesso de sentidos, recordações demasiado presentes. Mas existe uma dificuldade com que Nómada não conta: o anterior dono do corpo combate a posse da sua mente.
Nómada esquadrinha os pensamentos de Melanie, na esperança de descobrir o paradeiro da resistência humana.
Melanie inunda-lhe a mente com visões do homem por quem está apaixonada - Jared, um sobrevivente humano que vive na clandestinidade. Incapaz de se libertar dos desejos do seu corpo, Nómada começa a sentir-se atraída pelo homem que tem por missão delatar. No momento em que um inimigo comum transforma Nómada e Melanie em aliadas involuntárias, as duas lançam-se numa busca perigosa e desconhecida do homem que amam.”
(Sinopse do livro “Nómada”)
 
Meyer, autora da famosa Saga Twilight, define “The Host” como “o livro de ficção científica para quem não gosta de ficção científica” mas, de facto, experiência própria permite-me dizer que os amantes de ficção científica ficarão satisfeitos com ele. Apesar de incluir uma história de amor triangulada e uma personagem feminina como protagonista, o tom deste livro é diferente do que aqueles que leram a Saga Twilight conhecem.
 
Para quem não leu, apesar de já ter lido este livro há alguns anos, posso dizer-vos que se trata de uma história moderadamente inteligente e original, com o seu quê de estranhamente fascinante, não no contexto do oculto fantástico mas no contexto do galacticamente desconhecido, incompreensível e assustador.
Penso que é uma história que leva o leitor a enveredar por vários conflitos éticos dolorosos e onde a perda, a incompreensão, a sensação de injustiça, o desespero, o egoísmo e a pura teimosia impõem uma presença que, por vezes, é quase desconfortável. É claro que também existe algum autossacrifício e apenas aquela dose de romance que faz com que a linha da história possa prosseguir sem descambar numa irrecuperável depressão.
O mais interessante é que, apesar do que o que escrevi até agora vos possa fazer pensar, tudo isto nos chega a partir do ponto de vista do invasor! Não tem um final feliz como o da Saga Twilight, é mais um daqueles finais “realistas” que terminam da melhor maneira possível tendo em conta todo o contexto de conquista alienígena e “domesticoextinção” da raça humana.
 
A autora sempre afirmou que este era apenas o primeiro livro de uma trilogia e que a ele se seguiriam “The Soul” e “The Seeker”. Entretanto, 4 anos se passaram e nada mais foi referido em relação às sequelas. Com o despertar de nova atenção devido à produção do filme, corre o rumor de que a autora está atualmente a escrever o segundo livro, “The Soul”.
 
De qualquer dos modos, esta é uma leitura que aconselho.
 
 
 
 
… Sobre o Filme
Estranhamente, para além da lista de atores, algumas fotos das filmagens e um teaser trailer muito pouco revelador (no início da mensagem) é isto é basicamente tudo o que circula na net acerca deste filme.

[Editado 14/11/12: O segundo trailer do filme estreou ontem, dia 13 de Novembro e, felizmente, ao contrário do teaser trailer, mostra algo mais do que apenas olhos. Conheçam-no!]

"The Host" - Trailer Oficial

A personagem principal, Melanie Stryder, é interpretada pela atriz irlandesa, Saoirse Ronan ( “Atonement”, “Hanna” ).

Saoirse Ronan
(edgcastdn.net)
Entre outros, o filme inclui o ator inglês, Max Irons ( “Red Riding Hood” ) no papel de Jared Howe, a atriz e modelo alemã, Diane Kruger ( “Troy”, “National Treasure”, “Inglourious Bastards” ) no papel de The Seeker, o ator e modelo americano, Jake Abel como Ian O'Shea, o jovem ator americano, Chandler Canterbury ( “The Curious Case of Benjamin Button”, “Fringe” ) como Jamie Stryder, o ator americano, William Hurt como Jeb Stryder, o ator e modelo americano Boyd Holbrook como Kyle O'Shea, a atriz americana, Frances Fisher ( “Titanic”, “The X-Files”, “CSI” ) como Maggie Stryder e o ator americano, Scott Lawrence ( “Avatar”, “The Social Network” ) no papel de Doc.
Saoirse Ronan e Max Irons
(screencrush.com)
 
 
Mais informações aqui, aqui e aqui.
 
 
PHS.

2 comentários:

Unknown disse...

http://saoirser.com Visitem-nos para tudo o que quiserem na Saoirse!

Snail Trail disse...

Obrigada pela dica.

Enviar um comentário

Os 3 visitantes com mais comentários aparecerão no nosso Top Comentadores!
(Para seguir os comentários desta mensagem, clique em "Notificar-me" antes de publicar o seu comentário.)