quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Sherlock (BBC): A Queda e o Carro Fúnebre Vazio

Ontem à noite, e após uma espera de 24 meses, estreou finalmente na BBC One o primeiro episódio da terceira temporada de Sherlock
The Empty Hearse (O Carro Fúnebre Vazio) trouxe-nos o regresso de Holmes e a resolução do grande cliffhanger da sua segunda temporada, a que muitos se referem como A Queda.

Os fãs criaram milhares de teorias (incluindo nós ;D), mas penso que nenhum fã pode ter ficado insatisfeito com a forma como esse grande mistério foi resolvido na série.

Ainda não viram o episódio? Então talvez queiram ver isto e isto
Preferem esperar até à estreia na AXN? Bem, nesse caso, aconselho vivamente a que não leiam o resto desta mensagem.
Contém spoilers

E a ratazana ("rat") era, de facto, Moran. Lord Moran, Ministro do Desenvolvimento do Exterior. E houve, de facto, uma ligação com o "Giant Rat of Sumatra", porque a estação abandonada era a estação de Sumatra!!!
E o Carro Fúnebre Vazio ("The Empty Hearse") é apenas o nome do clube de fãs de Philip Anderson.
E Sherlock não teve um caso com Moriarty. Ou com Molly.
E Mycroft ajudou Sherlock. E também nunca teve um caso com Moriarty, como as falsas cenas filmadas durante as gravações do episódio levaram alguns fãs a acreditar...
E os pais de Sherlock e Mycroft são pessoas perfeitamente normais e completamente adoráveis (^_^). Incidentalmente, são também os pais do ator Benedict Cumberbatch, Timothy Carlton e Wanda Ventham. (x)


Mas, ignorando todas estas fascinantes descobertas (por agora), a acompanhar o episódio veio uma atualização do site da BBC, The blog of Dr. John H. Watson. Passo a traduzir:

7 de novembro

O Carro Fúnebre Vazio

Bem.
Então, sim.
Vocês já viram as notícias.

Por onde devo começar?
Como a popular hashtag diz: #sherlocklives
Antes de chegarmos aí, espero que tenham visto as outras notícias. As notícias pré- #sherlocklives. As notícias de que a polícia finalmente descobriu que ele estava inocente. Tudo o que eu disse neste blog  foi a verdade e agora todos o sabem. Queria apenas usar um minuto para agradecer àqueles que comentaram aqui e disseram que ainda acreditavam nele. Isso realmente ajudou.
Então, sim. Ele voltou dos mortos. Claro que sim. Claro que o safado do Sherlock Holmes conseguiria regressar dos mortos.
Parece que ele fingiu a própria morte porque Moriarty ameaçou os que lhe eram próximos. Incluindo eu. Ele escondeu-se, satisfeito por me deixar e a todos acreditando que ele estava morto. Fê-lo para nos salvar, mas não confiou suficientemente em nós para nos dizer o que se estava a passar realmente. Não sei se alguma vez o desculparei totalmente mas, como o ditado diz, a vida continua.
Ele regressou a Londres para desmantelar um ataque terrorista na cidade. Voltou ao mundo dos vivos apenas para quase nos matar. Outra vez. É sempre uma questão de vida ou morte com ele. Nada pela metade.
Eu estava a jantar com a minha namorada quando ele deambulou de volta no meu mundo. Estava disfarçado de empregado. PORQUE ELE ACHOU QUE SERIA ENGRAÇADO. Ele genuinamente achou que seria engraçado surpreender-me. Acho que ficou ainda mais surpreendido quando o cabeceei. Mas não vamos falar disso, como o ditado diz, a vida continua.
Mas, é claro, ele regressou à minha vida, o que significa que voltei a ver-me atacado, raptado e enfiado numa fogueira. Ainda não sabemos porque é que isso aconteceu. Não teve nada a ver com o ataque terrorista. Mas foi assustador. Uma das coisas mais assustadoras da minha vida. Preso. incapaz de me mexer. Mal conseguia respirar. E tudo o que conseguia ouvir eram crianças! A cantar e a rir-se como se fizessem parte de um filme de terror! Sem saberem que eu estava preso na fogueira. E depois, alguém pôs a pira a arder e era eu a morrer. Quase. O Sherlock e a minha namorada apareceram mesmo a tempo e salvaram-me. Se calhar foi o Sherlock quem orquestrou isso tudo só para me salvar de forma a que eu o desculpasse. Nah, eu sei que não.
No início, não o deixei voltar à minha vida. Não conseguia. Quero dizer, eu sei que ele é um psicopata, e aceito isso, mas o que ele fez desta vez foi demais. Por isso, ignorei-o e prossegui com a minha vida. Mas Deus, foi aborrecido. Eu sabia que ele estava de volta. Eu sabia que ele andava por aí a divertir-se e eu estava a... trabalhar. Mas eu não ia desistir. Ele até me tinha substituído! Recusei-me a voltar a Baker Street por isso ele substituiu-me com a Molly Hooper e começou a resolver casos enquanto trabalhava no caso do terrorismo.
Mas então toda a coisa do rapto/fogueira aconteceu. E ele salvou-me a vida, claro. E eu fui para lhe dizer obrigado e... mordi isco. Ele é como uma droga. Contou-me acerca do ataque terrorista e eu fui pescado. Tinha de o ajudar.
Ele mostrou-me este vídeo de um comboio do Metro a sair de uma estação e a chegar a outra. Mas o único passageiro que estava nesse comboio desapareceu! Nesse momento ele reparou que não tinha sido o passageiro. tinha sido toda a carruagem! Investigamos e descobrimos que existia uma velha estação fora de uso entre as duas estações.
Por baixo dos edifícios do Parlamento.
Fomos até lá para descobrirmos que a carruagem estava vazia! E depois percebemos que não havia nenhuma bomba dentro da carruagem. A própria carruagem era a bomba. Cada assento, cada centímetro estava forrado com explosivos. E estava programado para rebentar em apenas alguns minutos. Teria destruído os edifícios do Parlamento e apagado o Governo. E, obviamente, teria-nos morto a nós. Mas o Sherlock, aquele inteligente safado, sabia onde o botão de desligar estava.
Salvou-nos as vidas e salvou o país.

E, como poderão ouvir nas notícias, Lord Moran foi preso. Yup, o terrorista era o Ministro do Desenvolvimento do Exterior. Não podemos confiar em ninguém atualmente, pois não?

E é isso. O Sherlock regressou dos mortos e salvámos o país. Tudo num dia de trabalho.
Oh, e outras notícias. Estou noivo. Mas não é algo de que vou falar muito aqui. Quero manter essas coisas em privado. Mas vou dizer que ela é a melhor coisa que alguma vez me aconteceu. Desculpa, Sherlock :)

Então, sim. Está tudo bem. Melhor do que bem. Está excelente. #sherlocklives significa que #johnwatsonlives.


Queremos conhecer as vossas opiniões acerca deste episódio!
Qual foi a vossa parte favorita? O que vos surpreendeu?
Acertaram em alguma das vossas teorias?



Deixem as vossas respostas nos comentários desta mensagem.
PHS.

P.S. - The Empty Hearse teve as maiores audiências de sempre na história da BBC One, com uma impressionante média de 9,7 milhões de espectadores e 12,7 milhões de espectadores no total!

0 comentários:

Enviar um comentário

Os 3 visitantes com mais comentários aparecerão no nosso Top Comentadores!
(Para seguir os comentários desta mensagem, clique em "Notificar-me" antes de publicar o seu comentário.)