terça-feira, 28 de junho de 2011

Quem é Irene Adler?

Irene Adler de Guy Ritchie

Como sabemos, o 1º episódio da 2ª temporada de “Sherlock” envolverá a famosa Irene Adler. O episódio será chamado “A Scandal in Belgravia” e será baseado na aventura de Conan Doyle, “A Scandal in Bohemia” (e, certamente, noutras).


Para aqueles que nunca leram Conan Doyle, a ideia que têm da Irene deve ser aquela retratada no filme de Guy Ritchie.
Apesar de admitir que essa representação cinematográfica é uma Irene muito interessante, a Irene original tinha muito pouco em comum com ela.
Sabendo que, até agora, este “Sherlock” se tem mantido bastante fiel ao trabalho de Doyle, é provável que a Irene desta série seja mais parecida à Irene original do que à adaptação de Guy Ritchie.

Conheçam a Irene original lendo o resumo da aventura “A Scandal in Bohemia”, de Doyle, aqui.


Como decerto compreenderam pela leitura, é o último, estranho pedido de pagamento de Holmes, bem como a quase adoração que ele endereçava sempre que se referia a Irene, que fomentou a ideia de que, se Holmes pudesse amar alguma mulher, essa mulher seria Irene Adler (palavras que, são, aliás, de Watson).
De facto, nunca houve nada de minimamente romântico entre eles (a não ser que contemos o facto de Holmes possuir uma fotografia dela em vestido de noite, é claro), mas Holmes diz várias vezes durante esta aventura que Irene é uma mulher muito bonita e muito inteligente, porque, afinal, para além de Moriarty (que só aparece bem depois deste caso), ela foi a única pessoa alguma vez capaz de enganar o grande detective!



Como, actualmente, muitas vezes, os actores acabam por nos dar algumas discretas pistas acerca do desenrolar das séries em que participam, valorizo bastante este artigo, em que Benedict Cumberbatch, não só afirma que um dos principais “plots” desta série é a humanização da personagem de Sherlock Holmes, mas também sugere que Holmes é assexual (concordo!), acrescentando que isso se deva, provavelmente, ao facto de este ter sido magoado por relações amorosas com mulheres, no passado.
. . .Será que Ben estaria a dar-nos uma pista acerca da Irene nesta série?. . .  

Até mais,
ST.

0 comentários:

Enviar um comentário

Os 3 visitantes com mais comentários aparecerão no nosso Top Comentadores!
(Para seguir os comentários desta mensagem, clique em "Notificar-me" antes de publicar o seu comentário.)