terça-feira, 19 de julho de 2011

"Sherlock" (BBC) - Como escapar ao cliffhanger… algumas teorias para pensar enquanto a 2ª temporada não chega! – Parte III

Ver antes >>> Parte I >>> Parte II

O Que Sabemos:
- Jim desapareceu durante, pelo menos, 5 dias.
No dia 1 de Abril, a Molly escreve no seu blog uma mensagem que nos informa de que Jim está desaparecido. Cinco dias depois, a Sarah comenta nessa mensagem, perguntando-lhe se esta sabia do Sherlock ou do John. Molly responde-lhe, no mesmo dia, afirmando que vai à polícia.
Para Jim, após ter contactado com Sherlock e conseguido de Molly toda a informação de que precisava, desaparecer era, de facto a atitude mais acertada.

- Sherlock e John desapareceram durante tempo suficiente para fazer tanto a Molly como a Sarah irem à polícia! Desapareceram durante 4 ou 5 dias.
A última entrada de John no seu blog é de 29 de Março e a sua última resposta aos comentários dessa mesma mensagem é dia 30 de Março.
Ele diz que, nesse dia, o Sherlock voltou da Bielorrússia, que começou um novo caso e, por isso, não estava com muito tempo. Com isto, suponho que o primeiro dia do Grande Jogo foi esse. Sabemos que foram 4 puzzles no total, todos em dias seguidos. Logo, 3 ou 4 dias se seguiram. O que significa que o dia da ida à piscina seria 3 ou 4 dias depois, ou seja, dia 1 ou 2 de Abril, certo?
No dia 1 de Abril, a Harry deixa um comentário nessa mensagem do dia 29 “Então?”. John não responde.
No dia 6 de Abril, várias pessoas (Molly, Harry, Bill, Sarah,…) perguntam por ele nos comentários. A Molly, a Harry e a Sarah afirmam não conseguirem contactar nem Sherlock, nem John, nem Jim.
Tendo em conta que, do dia 1 (ou 2) de Abril para o dia 6 de Abril passaram 5 (ou 4) dias, entende-se porque é que os amigos estariam preocupados com o desaparecimento deles.
Mas o facto de a Sarah afirmar que John tinha combinado encontrar-se com ela naquela noite (dia 6 de Abril) confunde-me. Era suposto ele encontrar-se com ela na noite da piscina, ou seja, supostamente, dia 1 (ou 2) de Abril. E, de certeza, não estariam a fazer um alarmismo tão grande se eles só tivessem desaparecido durante um dia… Logo, apenas posso tirar uma conclusão daqui: antes de ser apanhado por Moriarty (ou depois, talvez sob ameaça) John desmarcou o encontro que tinha com Sarah nesse dia e marcou-o para 4 (ou 5) dias depois! Isso faria Moriarty ganhar tempo, se o seu plano envolvesse prendê-los, matá-los ou raptá-los.

Também é possível que este desaparecimento de Sherlock e John seja voluntário. Após o desfecho daquela noite, Sherlock e John podem ter-se escondido (ou viajado para fora) para tentar convencer Moriarty da sua morte. Ou… podem ter sido forçados a esconder-se pela própria polícia (para tentar fazer uma armadilha a Moriarty) ou até pelos homens de Mycroft.
É também possível que este desaparecimento, voluntário ou não, esteja de alguma forma ligado ao último puzzle de Moriarty…
[Tendo em conta que, só ao 4º (ou 5º) dia de desaparecimento é que a Molly e a Sarah foram à polícia, é provável que o tempo em que se desconheceu o paradeiro dos dois seja ainda mais longo. Bem mais longo…]


O Que Não Sabemos:
- Outras pessoas podem entrar na piscina?
Aquela é, aparentemente, uma piscina pública que estava aberta e em funcionamento à meia-noite. Por razões de economia, entre outras, parece-me estúpido que mantivessem uma piscina aberta àquelas horas se ela não fosse utilizada. Logo, há a possibilidade de que pessoas inocentes possam entrar ali naquele preciso momento.
Imaginem: um par de namorados ou um grupo de adolescentes barulhentos a entrar por ali adentro naquele momento… Tenho a sensação de que Moriarty não ia querer tornar tudo aquilo um escândalo, por isso, o mais provável, era que ele tentasse desaparecer rápida e discretamente. E Sherlock não o pararia à frente das crianças.
O único senão nesta teoria (para além da óbvia revolta que provocaria nos fãs) é que não consegue explicar os 4 dias que John e Sherlock estiveram desaparecidos.


Até breve,
ST.

0 comentários:

Enviar um comentário

Os 3 visitantes com mais comentários aparecerão no nosso Top Comentadores!
(Para seguir os comentários desta mensagem, clique em "Notificar-me" antes de publicar o seu comentário.)