sábado, 24 de setembro de 2011

The Great Sherlock Holmes Debate (O Grande Debate de Sherlock Holmes)

No dia 10 de Novembro realizar-se-á, em direto para o mundo inteiro, aquele que já é o maior evento Sherlockholmiano de 2011 e que promete ser o maior debate sobre Sherlock Holmes de que há registo.

Irá chamar-se “The Great Sherlock Holmes Debate” e será composto por dois painéis de experts em Sherlock Holmes e historiadores do Reino Unido, EUA e Austrália, entre eles, Roger Johnson, o editor do jornal “Sherlock Holmes Society of London”.

O objetivo deste debate é que se discuta qual das duas mais recentes adaptações da história original de Sir Arthur Conan Doyle - “Sherlock Holmes”, de Guy Rutchie, e “Sherlock”, da BBC - é uma maior contribuição para o legado do mais famoso detetive ficcional de todos os tempos.

«Ambas as adaptações têm milhões de fãs pelo mundo inteiro, mas qual delas será a melhor representação da personagem de Holmes?» – Este é, atualmente, o principal tópico de discussão entre os fãs sérios de Sherlock Holmes e será o principal ponto de argumentação entre as duas equipas de entendidos e historiadores, em direto, no MX Publishing, em Londres.



Como este se trata de um debate online, alguns fãs sortudos (de todo o mundo) poderão participar na discussão.
Está planeado haver cerca de 90 locais na Internet onde os fãs poderão assistir gratuitamente e em direto ao debate. Esses locais serão publicados em Outubro na página do Facebook do debate.


As listas provisórias de participantes das duas equipas já foram publicadas n blog da Mxpublishing. Mas relembro que estes são apenas os nomes das pessoas que se inscreveram nas primeiras 24-48h e que, até dia 10 de Novembro, elas podem sofrer alterações:
Equipa de “Sherlock” (BBC): Roger Johnson (BSI) (UK), Kate Workman (USA), Dan Andriacco (USA)
Equipa de “Sherlock Holmes” (Guy Ritchie): Kieran McMullen (USA), Joe Revill (UK), Larry Feldman (USA)


E alguns membros das duas equipas já expressaram o seu ponto de vista. 
Kieran McMullen defende que o Holmes de Guy Ritchie é o homem de várias camadas de pensamento e ação que vive num mundo de aventura real e não é limitado pelas restrições da sociedade Vitoriana do seu tempo. 
Dan Andriacco, por sua vez, defende que o Holmes da BBC explora um ponto de vista engraçado e inédito no mundo de um Holmes nascido nos nossos tempos, sem, no entanto, alterar a essência da personagem original.
Acho que é escusado expressar a minha opinião sobre com qual destas duas opiniões eu me identifico mais, não é? XD

Cada uma das equipas irá apresentar o seu ponto de vista e depois a discussão começará, sendo que todo o debate será registado para ser depois libertado nos media sob vários formatos.

Quanto aos participantes no debate, Steve Emecz, da MX Publishing disse:
“Ficaríamos encantados de ter connosco as pessoas envolvidas em Sherlock e os filmes, tanto da parte da produção como dos atores. Enquanto a maioria dos membros da equipa serão entendidos e historiadores, seria engraçado ter a participação do Robert Downey Junior, do Jude Law, do Benedict Cumberbatch ou do Martin Freeman.”

Resta apenas dizer que este grande e excitante debate decorrerá no dia 10 de Novembro, 5ª feira, às 20 horas (hora de Londres e Portugal), ou seja, às 15h (hora dos EUA e Brasil).



Mais informações aqui, aqui e aqui.

Até mais,
ST.

4 comentários:

Ligia disse...

Seria ousado expressar sua opnião, mas seria muito interessante na vdd! Adoraria sabe-la! Já eu acho que não tem como comparar os dois, são contextos diferentes... épocas diferentes em que a história é colocada e inspirações diferentes, a Série se inspira nos livros, o filme nas HQs, os dois contribuem de certa forma... Mas digo que comecei a ler os livros pela série e não por causa do filme!

Snail Trail disse...

Obrigada por se sentir curiosa quanto à minha opinião. Por acaso pensei que ela fosse óbvia, mas expressá-la será realmente muito mais interessante do que sugeri-la. ^^
Bem, a minha opinião (na realidade, a opinião de nós todos aqui do Snail Trail) é que, apesar de a série se passar na atualidade, ela capta muito melhor a essência e a emoção da história original (e, principalmente, das personagens) do que os filmes, que são captados no contexto da história original. E, é devido a essa bem sucedida audácia (uma proeza, de facto!) que a série se torna muito mais valiosa para o legado de Sherlock Holmes do que os filmes de Guy Ritchie.


ST.

Ligia disse...

haha, obrigado pela resposta! =] Realmente imaginei que seria essa! =] A série capta mesmo muito mais o contexto das histórias, bom, mas ousada serei eu agora ao dizer que na minha humilde opnião uehuehuehu que The Mentalist (não se se conhece a série) tem muito de Sherlock Holmes e as vezes acaba fazendo um trabalho melhor do que a própria série! =x mesmo não sendo baseado (não diretamente) nas histórias... =/ Tem um ritmo mais parecido com os dos livros, não sei...

Snail Trail disse...

Sim, todos conhecemos! E todos concordamos que The Mentalist é uma série muito boa ^^. Penso que podemos dizer que o Jane é o melhor "Sherlock Holmes - Não - Sherlock Holmes" já criado por Americanos! Hehehehehe...

Muito obrigada por ter deixado a sua opinião!

PHS.

Enviar um comentário

Os 3 visitantes com mais comentários aparecerão no nosso Top Comentadores!
(Para seguir os comentários desta mensagem, clique em "Notificar-me" antes de publicar o seu comentário.)