domingo, 22 de janeiro de 2012

Sherlock (BBC) – Notícias Acumuladas! – IV

1 – Benedict Cumberbatch feito refém no Sul de África
Tudo aconteceu durante as filmagens da mini-série “To the ends of the Earth”, perto de Moçambique. Durante um intervalo das filmagens, Benedict e 2 amigos foram fazer scuba-diving e, ao regressarem ao hotel, tiveram de parar na berma devido a 1 furo no pneu.
“Estávamos os 3 a tentar mudar o pneu. De repente, 6 homens aparecem vindos da plantação de eucaliptos.”, conta o ator. “Disseram «Ponham as mãos na cabeça, não olhem para nós.» e procuraram por drogas, dinheiro, armas. Depois mandaram-nos para dentro do carro.”
Com os 3 reféns no carro, o grupo de homens arrancou.
“Conseguia ver as luzes do carro a saltarem sobre o trilho de terra e pensei em covas rasas…”
Mas “No fim da noite, estava atado à Denise.”, acrescenta, referindo-se ao fim da assustadora aventura.

Depois, prossegue o seu relato: “Eles encostaram e tiraram coisas do carro. Arrastaram-me e puseram-me na mala do carro. Mas eu consegui convencê-los. Disse «Se me deixarem aqui, não é pela falta de ar, é pelo pequeno espaço. Há um problema com o meu coração e com o meu cérebro.»."
"Tentei explicar-lhes «Vou morrer, possivelmente ter 1 ataque e isso será 1 problema para vocês. Serei um Inglês morto no vosso carro. Não é bom.». Eles fecharam a mala e discutiram e depois tiraram-me de lá.”
“Por isso, eu de certa forma, agradeço a Deus pela presença de espírito de lhes dar a ideia de que seria melhor manterem-me vivo. E os outros 2 não foram magoados.”
Seguidamente, os 3 reféns foram atados e o gangue conduziu dali para fora.
“Ensinou-me que nós vimos para este mundo da mesma forma como cá chegamos, sozinhos. Fez-me querer viver uma vida ligeiramente menos normal.”
Entrevista original aqui e aqui.


2 - “Sherlock” tem 3ª temporada confirmada. Mas… para quando?
Poucos minutos após a estreia do 3º e último episódio da 2ª temporada de “Sherlock”, a notícia porque todos os fãs esperavam chegou. BBC Sherlock – 3ª temporada confirmada!
“Sabíamos que estávamos a fazer o Final Problem, mas não queríamos que a audiência soubesse que Sherlock sobrevivia. Queríamos que a última filmagem tivesse impacto por isso não podíamos anunciar que já tínhamos uma 3ª série no saco.”
Certo. Até aí entendemos, mas… será ainda cedo demais para perguntar para quando está ela programada?
Na mesma entrevista, Steven Moffat revelou que um dos seus casos favoritos de Doyle é “The Speckled Band” (acrescentando logo em seguida que isso não significa que planeiam passá-lo para televisão) e disse:
“Decerto aprenderam não tentar predizer-nos. Nós deliberadamente confundimos de forma a manter-vos ignorantes quanto às nossas intenções.”
“Quando chegarão os próximos episódios? Não até os tornarmos excelentes. A audiência tem de se habituar a um pouco de jejum. Isso porque nós fazemos filmes, não podemos produzi-los em massa. Então, quando estivermos bem e prontos – não levará assim tanto tempo. Mas fá-los-emos esperar e picar-vos-emos.”
Isso não parece muito animador, pois não? Mas, rejubilem: apesar da espera de 18 meses para a 2ª temporada, que foi elegantemente traduzida para o tempo da série (“Eighteen months since our last appointment.”), não teremos de esperar os penosos 3 anos que antecederam o regresso da Sherlock Holmes nos livros.
Pelo menos, foi o que o criador Steven Moffat assegurou recentemente ao The Guardian:
“A terceira série será exibida, esperançosamente, antes de o ano acabar.”

3 – Steven Moffat: “Há uma pista que todos perderam. É algo que Sherlock fez que está fora da personagem mas na qual ninguém reparou…”
Moffat afirma que ele e Gatiss encontraram uma forma melhor do que a de Doyle para trazer Holmes de regresso ao mundo dos vivos.
“Ele [Doyle] fez batota de uma forma ultrajante. Fez com que Watson deduzisse que Holmes caíra para a catarata. Mas não havia um corpo. E quando não há um corpo numa história de detetives, isso só significa uma coisa.”
Pronto, … aqui, aparentemente, temos um corpo. Sherlock Holmes está enterrado num cemitério. Então, como explicar que ele também esteja, no mesmo cemitério (e, diga-se de passagem, bastante limpo de terra), a observar o luto do seu melhor amigo?
“Não foi batota. Nós pensamos acerca disto. Tudo faz sentido.” (original aqui)

4 - CBS “Elementary” – “Nova” adaptação de Sherlock Holmes aos tempos modernos!
Ups! Há algo errado neste subtítulo, mas… o que será?!
“Elementary” é a nova aposta do canal televisivo Norte-Americano CBS e é descrita como uma versão moderna dos livros de Arthur Conan Doyle, com Sherlock Holmes agora a viver na cidade de Nova Iorque. Escrito e produzido por Rob Doherty, juntamente com Sarah Timberman e Carl Beverly.

Pois… parece que não somos os únicos a achar esta notícia estranha, senão vejam a reação da BBC Americana, na sua página de Faceboook: “WTF. Versão Americana de Sherlock Holmes. Vocês “serem” malucos!”
“Parece uma tentativa flagrante de copiar e ganhar dinheiro,” disse uma fonte da BBC America ao Mirror, “Nós queremos que Sherlock fique bem classificado nos Estados e isto pode tirar-lhe o brilho.”

Entretanto, a CBS já ordenou a produção de um episódio piloto de “Elementary”  (hum,… porque será que isto soa tão familiar?!) e têm uma temporada completa (estamos a falar de, provavelmente, cerca de 20 episódios) programada para o ano de 2013.

Claro que a BBC já avisou que pode despoletar uma ação legal contra a CBS e Sue Vertue, a produtora executiva de “Sherlock”, deixou o seu ponto de vista bem claro ao jornal The Independent.
“Entendemos que a CBS esteja a fazer a sua própria versão de um Sherlock Holmes modernizado. É interessante, porque eles vieram ter connosco há algum tempo e disseram-nos que iam refazer o nosso programa. Na altura, deram grandes provas da sua integridade, por isso temos de assumir que o seu Sherlock Holmes modernizado não se parece com o nosso de forma alguma, porque isso seria extremamente preocupante.” mas acrescenta “Estamos muito orgulhosos do nosso programa e, como qualquer pai orgulhoso, protegeremos os interesses e bem-estar do nosso filho.”

“Se os elementos originais da série da BBC – os espaços modernos, personagens, roupas, histórias e o estilo visual distintivo – forem reproduzidos na versão da CBS, isso seria uma base para uma ação legal por plágio.”, afirma Margaret Tofalides, especialista em direitos de autor.

Então, concluindo: uma (re)adaptação de Sherlock Holmes para os tempos modernos e para uma nova nacionalidade, para um novo país, para um novo sotaque, para uma nova cidade, para uma nova morada(Hum… agora esta descrição começa a parecer-se com uma outra coisa que também já foi feita… Será que a CBS nunca ouviu falar da série “The Mentalist”?!)

Tendo em conta que, logo pelo nome da série, “Elementary”, já está a negar-se fidelidade à história original (as famosas “Elementary, my dear Watson.” foram palavras que nunca figuraram nos livros de Doyle, tendo sido criadas por uma das antigas adaptações televisivas), começamos a achar que o chá e bolinhos também serão substituídos por Coca-Cola® e marshmallows!
Resta-nos desejar boa sorte ao ator que será Holmes nesta nova adaptação porque, depois de alguém como Cumberbatch, … ele vai precisar mesmo dela!

5 – Apartamento de Sherlock Holmes disponível para aluguer por 330 libras estrelinhas por semana!
Esta é apenas uma curiosidade para terminar… O apartamento de um só quarto sobre o café Speedy’s, que tem sido o local das filmagens do 221B da série “Sherlock” está para alugar.
É claro que o interior do apartamento é bastante diferente daquele que aparece na série, pois esse trata-se de um cenário, mas isso não impediu uma quantidade enorme de pessoas de estarem interessadas nele.
“Temos visto um número maior de pessoas a procurar por esta propriedade do que é normal. Mutos queriam ter o seu pequeno pedaço de Sherlock,” diz Ali Pishgou da imobiliária McHugh and Co, “Alguns ficam surpreendidos de que não seja mesmo em Baker Street e que o interior seja completamente diferente.”

A afluência de todas as partes do mundo dos crescentes fãs da série ao local tem também aumentado de forma exponencial o negócio do pequeno café mesmo por baixo.
Mais informações aqui.


 
Até mais!
ST.

9 comentários:

Elizabeth disse...

Ai, meu deus, eu PRECISO alugar isso aí! Não me importa o apartamento não ser em Baker Street muito menos o interior ser diferente. EU PODERIA VER AS FILMAGENS!! Ah, mas eu não moro na Inglaterra...

E a CBS vai dançar com esse remake, tenho certeza de que não vai dar certo. Vou assistir só para dar umas boas risadas. Lestrade deve trabalhar no FBI e Holmes...não faço a mínima ideia de onde ele moraria.

Ligia disse...

Absurdo essa história da CBS!!! POis antes d eterminar de ler o post fui 'desabafar' com os que estavam aqui em casa sobre esse absurdo!! (Minha familia conhece a série, e gosta bastante!) E comentei o quanto era valido séries com The Mentalist, que usa os metodos e até alguns 'pensamentos' do Holmes, mas não fazia alusão direta nenhuma ao personagem!!

E bem... Eu tbm queria alugar o apartamente usado para as filmagens!! hehe (Mas juro que quando eu for pra Inglaterra tiro pelo menos uma foto da faxada dele! rsrs)

Ligia disse...

E poutz, todos esquecemos da primeira noticia!! Fico aliviada de saber uqe os tres atores sairam 'ilesos'! =)

Elizabeth disse...

Verdade, que bom que eles ficaram bem!

E qdo eu for para Inglaterra eu não vou só tirar várias fotos da fachada, vou ir pelo menos duas vezes naquele café ^^

Ligia disse...

haha com ctz!! bem lembrado Lizzie! O café já tem minha visita garantida! =]

Snail Trail disse...

Eu já fui a Londres e o nosso autocarro de sightseeing passou (sim, infelizmente não parou!!!) em Baker Street! Mas quando lá voltar, vou fazer tudo para parar lá e afastar-me uns quantos quarteirões para visitar o set e, claro, lanchar no Speedy's! =)


PHS.

ascronicasdacris disse...

Olá, eu sei que não tem muito a ver com a noticia colocada mas alguém me sabe dizer quando estreia o filme "War Horse" em portugal ou se já estreou?

Snail Trail disse...

Aparentemente, só estreará nos cinemas Portugueses no dia 23 de Fevereiro.

Fontes:
http://www.zonlusomundo.pt/Filme.aspx?id=11956
http://www.zonlusomundo.pt/Estreias.aspx
http://www.imdb.com/title/tt1568911/

ascronicasdacris disse...

Obrigada :D
Ainda falta tanto *-*

Enviar um comentário

Os 3 visitantes com mais comentários aparecerão no nosso Top Comentadores!
(Para seguir os comentários desta mensagem, clique em "Notificar-me" antes de publicar o seu comentário.)