quarta-feira, 4 de abril de 2012

The Great Sherlock Holmes Debate II

Apesar do atraso, tal como prometido, trazemo-vos finalmente o resultado do debate que decorreu no dia 18 de Março.

Como muitos de vocês já devem saber, em lugar de uma mera gravação áudio, este segundo debate foi gravado ao vivo e, apesar de algumas falhas na gravação, especialmente, ao nível do som (muitas vezes, entender o que os participantes dizem é bastante difícil), a primeira parte da discussão (com cerca de uma hora, e disponível em 3 partes, no YouTube) é interessante, sendo que a participação dos fãs foi deveras valiosa.
Curioso foi também conhecer as caras das pessoas envolvidas neste evento!

The Great Sherlock Holmes Debate 2 - BBC Vs Warner Bros - Part 1
The Great Sherlock Holmes Debate 2 - BBC Vs Warner Bros - Part 2
The Great Sherlock Holmes Debate 2 : BBC Vs Warner Bros Part 3

Não iremos descrever a totalidade do que foi dito nos vídeos, mas apenas referir alguns pontos que chamaram a nossa atenção. Como sempre, a vossa opinião é bem-vinda, por favor deixem o vosso comentário!

Nesta primeira parte, achamos que a referência feita ao movimento de fãs “I Believe in Sherlock” (visível em países e cidades como o Reino Unido, Malta, Hong Kong, Austrália, EUA, Japão, Brasil, Portugal,…) foi muito importante para a excelente exposição da equipa BBC Sherlock.
Achamos peculiar o facto de as estatísticas do Google apresentadas pela equipa da Warner Bros apresentar apenas dados até ao momento da estreia do 1º filme de Guy Ritchie e de, dessa forma excluir tanto as estreias da 1ª e 2ª temporada de “Sherlock” como do 2º filme.
Ficámos bastante satisfeitos com os resultados da votação antes do debate, onde a adaptação da BBC recebeu 820 votos contra apenas 40 para os filmes de Guy Ritchie na página de Facebook do debate  e, na votação do Radio Times, onde a série britânica recebeu 2170 votos contra os 80 votos dos filmes da Warner Bros!


Mas a segunda parte do debate, acerca das espectativas de adaptações futuras das histórias de Doyle, revelou-se bem mais interessante do que a primeira!
Num tom um pouco mais descontraído, os participantes das várias equipas deram as suas opiniões pessoais, elaboraram críticas construtivas e forneceram algumas informações e pontos de discussão fascinantes.
Se não acharam que assistir aos vídeos da primeira parte do debate seria proveitoso, asseguramo-vos que assistir aos da segunda parte o é!

The Great Sherlock Holmes Debate 2 : Looking To The Future- Part 1
The Great Sherlock Holmes Debate 2 - Looking To The Future- Part 2

Nesta segunda parte, em relação ao que foi discutido quanto à mais recente adaptação das histórias de Doyle, achamos interessante que muitos dos participantes acreditassem que Lucy Liu (Joan Watson na futura série da CBS, “Elementary) seria mais adequada para desempenhar o papel de Sherlock Holmes, e também a chamada de atenção feita por uma das senhoras presentes de que isso já foi feito na série “Bones”. XD
No entanto, quando a motivação da CBS para a criação desta série foi questionada, ficámos a saber que, segundo outra participante no debate, o primeiro argumento para a série da CBS foi escrito em 2000.

Fomos surpreendidos com várias informações que desconhecíamos ou às quais não demos a devida atenção, nomeadamente:
  • O decorrer das gravações para uma adaptação Russa das histórias de Doyle (mais informações aqui).
  • Segundo uma das participantes do debate, o sniper que está a apontar para John na série da BBC está vestido com roupas do exército (será que se trata de Sebastian Moran?ver próximo item).
  • John grita “Moran!” (coronel Sebastian Moran, o braço direito de Moriarty nas história de Doyle; caso não tenham lido os livros, podem encontrar mais informações sobre esta personagem aqui) no seu pesadelo, logo início do 1º episódio da 1ª temporada de “Sherlock”, o que, para alguns dos presentes no debate, comprova uma introdução cuidadosamente planeada da parte dos criadores dessa ameaça que Holmes terá ainda de enfrentar. 


E estas foram apenas algumas das nossas ideias e opiniões. Façam-nos conhecer as vossas nos comentários desta mensagem!
ST e PHS.

P.S. - Um terceiro debate está a ser planeado para este Verão. Podem consultar os slides dos dois debates já realizados aqui.

1 comentários:

Snail Trail disse...

Podem agora assistir à totalidade das cerca de 2 horas do Debate aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=pzghLH4GtIw&feature=player_embedded

Enviar um comentário

Os 3 visitantes com mais comentários aparecerão no nosso Top Comentadores!
(Para seguir os comentários desta mensagem, clique em "Notificar-me" antes de publicar o seu comentário.)