quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Entrevistas a Benedict Cumberbath e Sue Vertue contêm pistas sobre a 3ª temporada de “Sherlock”?


Duas interessantes entrevistas realizadas pela Shortlist e pela equipa do site Sherlockology a Benedict Cumberbatch e a Sue Vertue, respetivamente, podem conter pequenas pistas para a 3ª temporada da série “Sherlock”. Caso contrário, a entrevista de Benedict certamente inclui pistas para a sua personagem no filme “The Hobbit” e, de qualquer das formas, continuam a ser dois artigos bastante interessantes! XD
 
Como sempre, tenham atenção às porções do texto sombreadas a amarelo.
 

O site Sherlockology publicou uma pequena e agradável entrevista a Sue Vertue (produtora executiva de “Sherlock”), que revela algumas curiosidades acerca da produção da série, da própria e também do extenso e, ao mesmo tempo, lealmente limitado leque de possibilidades para a 3ª temporada.
Passamos a traduzi-a em seguida. Podem ler o artigo original aqui.
 
Sue Vertue
«Sherlockology: Do que gosta mais acerca do trabalho em Sherlock?
Vertue: Há tantos aspetos acerca da produção de Sherlock que são especiais para mim que é difícil apontá-los mas, o sentimento que corre através dele e que eu adoro é a PAIXÃO. Nunca vi tantas pessoas – escritores, artistas, equipa, fãs – tão envolvidos ou tão orgulhosos em mais nenhum programa em que já trabalhei e eu adoro isso.
S: Pode dizer-nos uma coisa acerca de Sherlock que nunca tenha contado a ninguém?
V: Até começarmos a discutir a possibilidade de fazer Sherlock, eu nunca tinha lido nada de Doyle! Tinha, obviamente, visto vários filmes mas nunca tinha lido nenhum dos livros. O Steven sentou-me numa cadeira com o A Study in Scarlet e disse, "Lê isso, eu sei que vais adorar". E eu adorei. Dito isto, até este dia, ainda não li muitas das histórias. Isto tem uma razão calculada. Sentimos que tinha de haver uma pessoa na produção que não conhecesse tudo acerca de Sherlock Holmes para que, quando os rapazes pusessem uma referência no guião, ela ficasse lá porque era boa e se encaixava e não porque iria satisfazer os fãs [dos livros].
Houve duas ocasiões em que, em rascunhos precoces, eu disse “Não percebo isso” e eles tiveram de admitir que era apenas uma referência ao Arthur Conan Doyle que eles estavam a tentar inserir ali.
S: O que discutiu na sua primeira reunião sobre Sherlock com o Steven e o Mark?
The Man with the Twisted Lip
(ilustração de Sidney Paget)
V: A primeira reunião que tivemos foi um pouco glamorosa, em Monte Carlo, onde estávamos para uma cerimónia de entrega de prémios. Foi um dia de sol lindo e eu levei-os a almoçar. Eu disse “digam-me tudo acerca de Sherlock Holmes” Que coisa estúpida para se dizer!!! Algumas horas depois eu sabia imenso (tudo o que vocês sabem e que eu não sabia). Que o John se casou, que Sherlock tinha um irmão, que não se sabe muito acerca da sua história (mas o Mark e o Steven conseguem discutir durante horas o tipo de infância que eles acham que o Mycroft e o Sherlock tiveram!), que o Conan Doyle às vezes se esquecia do nome das pessoas, de lugares de feridas e uma vez chamou o John de James [Nota da PHS: em “The Adventure of the Man with the Twisted Lip” Mary chama o seu marido, John Watson, James]. Que a maioria das histórias são pequenas e, bastante importante, que o Conan Doyle uma vez respondeu ao William Gillette, que lhe tinha escrito a pedir permissão para casar o Sherlock numa peça de teatro: “Tu podes casá-lo ou assassiná-lo ou o que quer queiras fazer com ele”. De certa forma, isto é importante para nós porque, apesar do Mark e do Steven serem fãs inflexíveis de Arthur Conan Doyle e de que eles não ultrapassariam os limites daquilo que eles acreditam ser o aceitável, também lhes permite escolherem e modificarem as histórias de Doyle o que, eu acho, eles fazem lindamente.»
 
 
 
A Shortlist falou com Benedict Cumberbatch acerca das várias personagens que o ator tem desempenhado nos últimos tempos, bem como todas as séries e filmes que fizeram com que o seu estranho nome passasse a ser conhecido por uma autêntica legião de fãs.
É claro que “Sherlock” foi um dos temas desta interessante conversa, que podem conhecer na íntegra aqui.
Em seguida, passamos a traduzir apenas as porções da entrevista diretamente relacionadas com “Sherlock”, as teorias acerca d’A Queda e, por arrasto, uma pequena porção sobre a nova série da CBS, “Elementary”. Como somos fãs incondicionais de Tolkien e estamos ansiosos pela estreia de “The Hobbit”, não pudemos deixar de incluir uma disfarçada pista de Ben acerca da sua personagem nos filmes (Parece que essa personagem salta como o Tigre de “Winnie the Pooh”! Estará ele a falar de Smaug?).
 

Benedict Cumberbatch
(adaptada de Shortlist)

«Shortlist: Estás surpreso com a agitação que a “morte” de Sherlock causou no fim da última temporada?
Benedict: O nível de obsessão foi louco. Quando li o guião apanhei uma das maiores surpresas da minha vida. Lembro-me de telefonar ao Martin e dizer, “Oh meu f*** Deus. Tu leste isto?”.
S: Saberemos como Holmes o fez?
B: Claro que saberemos. Mas não agora…
S: Podemos falar-te de algumas das nossas teorias?
B: Podem, mas será um completo desperdício do vosso fôlego.
S: Certo, então tudo isto tem a ver com a rede de sem-abrigos do Sherlock?
B: Sim, todos os sem-abrigo de Londres me apanharam [ri-se]. Eles formaram um colchão humano e foi adorável. Foi como quando somos atirados ao ar no nosso aniversário, não senti nada. Agora a sério, eu fiz aquele salto. Estava preso por um cabo e atirei-me do edifício. Eu saltei cerca de três metros para um monte de caixas de cartão apenas com um fio a impedir uma queda real. Fizemo-lo cerca de duas ou três vezes à chuva com gente a filmar em frente e foi f*** espetacular. Fiz skydive três vezes e foi quase tão excitante. Até fiz skydive quando estava na Nova Zelândia, o que eu não devia contar a ninguém, mas aqui está.
S: O co-ator [de Sherlock e The Hobbit] Martin Freeman juntou-se a ti?
B: Oh Deus, não. O Pequeno Martin? Consegues imaginar isso? De qualquer forma, não o deixariam, ele tem de ser o Hobbit chato. Ele ficou no chão com um ar todo fixe e moderno com os seus óculos escuros, a ouvir algum ska e a dizer, “Yeah, isso parece divertido, seu c***.” enquanto eu andava por lá a saltar como o Tigre.»
 
«S: A próxima série de Sherlock já foi discutida?
B: Sim, tivemos um par de reuniões mas penso que não começaremos as filmagens antes de Janeiro. Preciso de falar mais algumas vezes com eles [criadores Steven Moffat e Mark Gatiss] e lembrá-los que eu agora tenho uma carreira para além de Sherlock, por isso é melhor que eles comecem a escrever alguma coisa.
S: O que pensas da nova adaptação americana de um Sherlock Holmes moderno, Elementary?
retirado de the-hobbitmovie.com
B: O Jonny [Lee Miller] perguntou-me se eu não me importava que ele o fizesse. Eu perguntei, “Quais são as parecenças?” e ele disse, “Bem, é moderno…” eu respondi, “Oh.” E então ele disse, “A Lucy Liu vai ser a Joan Watson…” e eu respondi, “Oh.” Tive acesso ao guião do piloto apenas para verificar. Não sei, vamos ver. Penso que existe espaço para que ambos possamos coexistir. Não me sinto ameaçado e desejo-lhe o melhor e isso é o mais diplomático que consigo ser.
S: É uma posição estranha para se estar…
B: Muito estranha. Eu disse, “Bem, preferia que não o fizesses mas tens um filho para alimentar, uma casa bonita em LA e uma mulher para manteres bem vestida.” Quando nos habituamos a um certo nível de vida e eles nos passam um cheque, o que é que podemos fazer? Penso que o Jonny ficou tipo, “Amigo, tenho de subir uma f*** montanha aqui [atingir o aclamado Sherlock], não tens nada com que te preocupar.” Eu desejo-lhe a maior das sortes, mas estou um pouco cínico acerca da razão porque eles decidiram fazê-lo e porque o escolheram a ele.»
 
 
 
 
Esperamos que tenham gostado!

P.S. – Os vencedores dos 2012 Sherlock Holmes Fashion Awards (evento organizado no âmbito da Sherlock Holmes Week) serão conhecidos amanhã e os seus nomes serão revelados aqui. Importante informar que os mesmos foram selecionados pela designer de guarda-roupa da série “Sherlock”, Sarah Arthur!

4 comentários:

Snail Trail disse...

Podem, finalmente, assistir à totalidade do Sherlock Master Class do Festival MGEIT, aqui!

Nesta mensagem, referimos os pontos mais importantes desta discussão e, nesta mensagem, traduzimos uma entrevista do TheGuardian que funciona como um pequeno resumo da mesma.

PHS.

Anónimo disse...

Pelo que Sue respondeu, eles dao muuito valor ao original e no original Watson casa (e depois sua mulher morre). Mas logo adiante ela responde que eles se sentem livres de fazer o que quiserem com Holmes inclusive.. casá-lo?! Ah.. o meu neuronio deu o nó!
É bom saber que Ben está connosco no ponto que eles tem de desembargar rapido. Mas nao percebi.. Ben diz que saltou pra "um monte de caixas de cartão".. Nao exitem fotos que mostra ele saltar pra um colchao?
Essa coisa de sky dive na Nova Zelandia nao parece ser Smaug pra mim.. eles nao vao fazer o monstro em 3D? Poderá ser o Necromante?

Snail Trail disse...

Pois, pessoalmente, penso que John se vai casar. Essa é uma parte muito importante, quase fundamental, das histórias originais e acho mesmo que os criadores a vão manter. Talvez Mary não morra nesta versão, tendo em conta a facilidade de um divórcio por mútuo consentimento nos dias de hoje. Mas veremos!

Sim, existem fotos de um colchão azul. Essa afirmação de Cumberbatch parece ser uma pista. Nós sabemos que ele "caiu" em cima de um colchão logo, se Benedict diz que caiu sobre caixas de cartão, ele não está a falar dele próprio, mas sim de Sherlock! Conheça e discuta as nossas teorias aqui.

Eles fizeram o dragão Smaug com a tecnologia do fato verde que usaram para fazer Golum em "The Lord of the Rings". Isso significa que o ator que veste o fato verde (neste caso, Cumberbatch) tem de fazer os movimentos da personagem. Por isso, sim, ele está quase de certeza a falar do dragão.

Espero ter ajudado.
PHS.

Snail Trail disse...

História completa e fotos muito cómicas do skydive de Benedict Cumberbatch na Nova Zelândia aqui. XD

Enviar um comentário

Os 3 visitantes com mais comentários aparecerão no nosso Top Comentadores!
(Para seguir os comentários desta mensagem, clique em "Notificar-me" antes de publicar o seu comentário.)