sábado, 13 de agosto de 2011

2ª temporada de “Sherlock” - Entrevista a Mark Gatiss

Mark Gatiss falou sobre a 2ª temporada de “Sherlock” na sala de imprensa do fim-de-semana do Empire’s BIG SCREEN, afirmando que a sua equipa está a apenas uma semana e meia da conclusão da produção desta temporada.
O criador da série (juntamente com Steven Moffat) afirmou que esta 2ª aparição de “Sherlock” será a trilogia de “A Mulher, O Cão e A Queda” e relembrou que estreará na BBC One em inícios de 2012.


Gatiss começou a entrevista explicando as origens da série:
“Steve Moffat e eu ambos adoramos Sherlock Holmes e, um dia, no comboio, eu referi que, no «Um Estudo em Vermelho», o Watson fora ferido no Afeganistão, a mesma guerra que estava a dar-se na actualidade.”
“Foi então que decidimos que tínhamos de fazer esta série.”
“Sempre a imaginamos com um set «actual», queríamos despir a história de todo aquele nevoeiro Vitoriano e deixar a audiência apreciar a história.”

“A única heresia [acerca do programa] é que é nos tempos modernos, mas, ainda assim, é uma das versões mais fiéis que já houve, porque o Steve [Moffat] e eu simplesmente adorámo-la [a versão original]. Nas adaptações Sherlock Holmes tornou-se todo acerca de carruagens e nevoeiro e não tanto acerca da amizade deste par improvável, mas a nossa é bastante inspirada na versão de Basil Rathbone.”

Na altura, muitos críticos e a própria BBC não acharam que os criadores de “Sherlock” conseguissem, de facto, separar a história de Doyle do seu tempo, mas depois do sucesso da 1ª temporada, mais ninguém parece pensar da mesma forma.
“O que é interessante é que, para a série 2, ninguém escreve acerca disso, já foi aceite como um facto. Até aquelas pessoas que disseram «vocês não podem fazer isso» acabaram por dizer «oh, sim vocês podem!»”
“Esta é uma oportunidade rara de retratar os primeiros dias da amizade de Holmes e Watson, bem desde o ínicio, então, tudo o que conhecemos ainda não está formado. A atitude de Sherlock em relação às mulheres e ao crime ainda se está a formar, por isso é muito mais «plástica».”

Quando questionado acerca das questões de plausibilidade levantadas acerca da polícia metropolitana actual recorrer a um consultor detective, Gatiss responde:
“Nunca houve nada disso, acaba por não ser diferente das histórias originais.”
“Conan Doyle inventou a medicina forense, por isso, o que nós queríamos fazer neste mundo do CSI era tornar isso uma parte importante da história.”


Quando questionado acerca da presença de Moriarty nesta nova temporada, Gatiss não parecia muito certo de como responder. “Esperem e vejam!”, riu-se. Então isso é um «sim»? “É um «nim».”

Quando questionado acerca de romances baseados na série, Mark Gatiss informa que ele e Steven Moffat estão “demasiado atarefados para escrever histórias de TV!”, apesar de ambos terem escrito introduções para duas das histórias de Doyle.

E conclui:
“Receio que isso vá ser tudo o que conseguirão por agora!”



Mas informações aqui e aqui.
Até mais,
ST.

2 comentários:

T.S. Frank disse...

Olá, Snail Trail!

Pois, poxa vida... Só em 2012!!! Que coisa, hein!!!

Mas conto os dias... E esse mistério em torno do Moriarty... Hmmm.

Coloquei o blog de vocês como referência na última postagem do CQ&Sherlock... Se quiserem dar uma conferida. Também coloquei como recomendação nos Hiper Cafeinados.

T.S. Frank
www.cafequenteesherlock.blogspot.com

Snail Trail disse...

É verdade...só em 2012 mesmo... :(

Quanto ao mistério em redor de Moriarty, o cliffhanger tem de ser resolvido e nós sabemos que o actor que desempenha esse papel esteve nas gravações (http://rastodocaracol.blogspot.com/2011/07/sherlock-bbc-gravando-2-temporada-parte.html), por isso, o Jim Moriarty tem de aparecer. Mas há fãs que acreditam que o homem que se apresentou como Jim Moriarty não é o VERDADEIRO Moriarty!!! Talvez essa seja a razão para a hesitação de Gatiss... Temos mesmo de esperar para ver.


Muito obrigado por isso! Divulgação é realmente algo que nos faz falta.
E obrigado por comentar. É sempre um prazer ler os seus comentários.

Enviar um comentário

Os 3 visitantes com mais comentários aparecerão no nosso Top Comentadores!
(Para seguir os comentários desta mensagem, clique em "Notificar-me" antes de publicar o seu comentário.)