domingo, 18 de dezembro de 2011

BBC Sherlock – Uma espera de 18 meses

Repetição da 1ª temporada nos dias 24, 25 e 26 de Dezembro,
às 21:30h (hora de Londres e Portugal).
Para os britânicos (e para alguns de nós), “Sherlock” deixou, pela primeira vez, as suas televisões em Agosto de 2010.

A estreia da 2ª temporada em Janeiro cria um lapso temporal de cerca de 18 meses que, no contexto televisivo, pode corresponder ao tempo de vida de todo um programa.

Juntar a equipa, os criadores (especificamente Steven Moffat) e os actores (especificamente Martin Freeman) para a concretização desta 2ª temporada foi um grande desafio. As gravações chegaram mesmo a estar paradas devido aos conflitos em Londres no passado mês de Agosto.

“Sherlock” foi uma série de sucesso imediato - e um pouco inesperado - que criou fãs e simpatizantes por todo o mundo a uma rapidez estonteante. Os Sherlockholmianos clássicos sempre foram conhecidos pelo seu fanatismo e não é uma surpresa que as evidências mostrem que uma grande percentagem dos fãs de “Sherlock” são Sherlockolmianos.

A espera de 18 meses talvez tivesse sido mais fácil se a série não tivesse terminado num ingrato cliffhanger…

“Recebemos e-mail de ódio de pessoas que diziam, «Seus canalhas, seus canalhas!»”, recorda alegremente Gatiss na sua conversa com “The Guardian”.

Mas agora que uma confortável data de estreia está oficialmente presente na mente de todos os fãs pelo mundo inteiro, podemos relaxar e esperar alegremente pelo primeiro dia do próximo ano.

(Wikipedia) - Cliquem na imagem para verem a tabela completa.
“Sherlock está sempre à frente do seu tempo,” afirma Gatiss, durante a mesma conversa. “Ele não é retrógrado. Ele precisa de estar um passo à frente de tudo. Nas histórias originais ele possui massas de ficheiros de informação. Faz sentido que nos nossos dias ele passasse noite atrás de noite em redor do seu computador e ganhasse um bronzeado Kremlin por não fazer exercício suficiente.”

Acerca do 1º episódio da 2ª temporada, Martin Freeman diz ao “The Guardian”: “O John acha que seria muito mais saudável para Sherlock ter uma relação com um ser humano do que com um livro ou uma teoria ou algo parecido. Acontece que Holmes acaba por se apaixonar por alguém tão louco quanto ele!”

Segundo o “The Guardian”, este mesmo episódio contém uma cena que eles consideram “provavelmente a mais dolorosa até ao momento”, em que Holmes faz uma análise brutalmente franca da doce assistente de laboratório, Molly … no dia de Natal!

Ainda assim, Benedict Cumberbatch diz que a sua personagem está “lentamente a ganhar humanidade… Ele está do lado dos anjos. Os seus métodos são definitivamente diabólicos, mas ele é bom na sua essência.”

E Moffat concorda. “Na jornada que Holmes está a percorrer, ele está a compreender que não é totalmente amoral… Ao conhecer Moriarty, entende que não é [mau].”

Andrew Scott
Falando de Moriarty, muitos afirmaram que a escolha e caracterização desta personagem em “Sherlock” foi a que mais se afastou do original.

“Eles estavam a imaginar um gajo com um bigode enrolado,” diz Andrew Scott.
De facto.

E muitos ficaram surpresos pelo sotaque irlandês da personagem.

“Pedi-lhe que fizesse um sotaque irlandês porque Moriarty é um nome irlandês e nunca houve um Moriarty irlandês,” explica Moffat. Para ele (e para muitos de nós, penso eu), o retrato que Scott criou é “assustador… Ele tem esta capacidade surpreendente de criar uma desolação de olhos baços de um homem que é demasiado inteligente, quase demasiado inteligente para existir.”

“Eu espero que, na série 2, continuem a sentir que ele é alguém que faz a audiência pensar «Oh, Deus, eu não sei mesmo como o definir»,”, acrescenta Scott.


E teremos uma 3ª temporada?
“Bem, existem 60 originais… Nós adoramos fazer isto, é brilhantemente divertido. Então, desde que consigamos fazer o Martin e o Benedict regressarem…”, Moffat responde ao “The Guardian”.
E penso que esta é uma resposta boa o suficiente. Ou, pelo menos, apaziguadora de alguma qualquer preocupação relacionada com este assunto. =)


Relembro que, em Janeiro, tanto Martin Freeman quanto Benedict Cumberbatch estarão na Nova Zelândia nas gravações do tão esperado novo filme de Peter Jackson, “The Hobbit” (cujo trailer está prometido para o fim deste mês).

Até mais,
ST.

2 comentários:

ascronicasdacris disse...

Estou ansiosa para a estreia da 2ª temporada embora só essa parte de "Holmes acaba por se apaixonar por alguém tão louco quanto ele!" não achar muita piada. Nada de querê-lo sozinho xD simplesmente prefiro um Sherlock focado no trabalho e uma série sem romance.
Demorei algum tempo para ler se ia haver ou não 3ª temporada porque estive ainda a rezar para ler um "Sim". Bem não foi propriamente um Sim mas também não foi um Não.
E parabéns pelo blog *-* adoro

Snail Trail disse...

O pessoal aqui do blog concorda maioritariamente com a sua opinião. Mas tudo leva a entender de que não será uma história romântica no contexto a que estamos habituados. Temos a certeza de que nos surpreenderá pela positiva!

Obrigada =)
PHS.

Enviar um comentário

Os 3 visitantes com mais comentários aparecerão no nosso Top Comentadores!
(Para seguir os comentários desta mensagem, clique em "Notificar-me" antes de publicar o seu comentário.)